quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bicicloteca em São Paulo


A bicicloteca é um triciclo, com um baú que pode receber até 150 quilos de livros. Até o fim do ano, haverá dez bicilotecas circulando por São Paulo. Ex-moradores de rua estão sendo treinados para dirigir os triciclos.

O acesso a livros e jornais pode ser um fator diferencial para moradores de rua que desejam sair dessa situação. Foi o que aconteceu com Robson Mendonça, que conseguiu deixar esta condição, reestruturar sua vida e criar o Movimento Estadual de População em Situação de Rua.

Segundo Robson, essas pessoas encontram muitas dificuldades para entrar em contato com os livros. Como a maioria não tem documento de identidade, não consegue ter acesso às bibliotecas públicas. Para resolver este problema Robson, em parceria com a Green Mobility e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, criou a Bicicloteca.

O projeto será lançado no dia 25 de julho, dia do escritor, na Biblioteca Mário de Andrade, que também entrou como parceira da iniciativa. A partir do dia 4 de julho, segunda feira, a Bicicloteca ficará exposta na Mário de Andrade. O público poderá conferir a novidade e fazer doações de livros. Outro ponto que receberá doações é o The Hub São Paulo, que fica na Rua Bela Cintra, 409.

Fontes: http://g1.globo.com/videos/globo-news/estudio-i/v/ex-morador-de-rua-cria-bicicloteca-para-levar-livros-as-ruas-de-sao-paulo/1556597/#/todos%20os%20v%C3%ADdeos/page/1
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/06/bicicloteca-pode-transformar-a-vida-de-moradores-de-rua/
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário