terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marcelu Ferraz Inverno 2010


Cenário medieval inspira moda masculina na passarela da Casa de Criadores

Itália, século XIV. Cenário: um mosteiro encravado numa montanha com decoração sombria e de pouquíssima iluminação, em tons lúgubres. Como personagens, um serial killer e todas as imposições e pregações da Igreja (Inquisição) pelo alto clero, além dos monges beneditinos e franciscanos, eis O Nome da Rosa, livro escrito pelo filósofo italiano Umberto Eco em 1980 e dirigido em 1986 pelo cineasta francês Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery no papel principal.

Mais de trinta anos depois ano de 2009. Cenário: 26ª Casa de Criadores/Inverno2010, 26 de novembro e, na passarela, uma inspiração nos monges beneditinos da época medieval, repleta de tecidos e tons pesados – aqui, também, O Nome da Rosa. O autor: Marcelu Ferraz, da marca que leva o mesmo nome.

E o que eles têm em comum? A audácia na abordagem de temas transgressores como religião, cultura, poder e... moda – sim, porque essa expressão cultural também provoca reflexão. O diretor do filme só fez ressaltar a polêmica sugerida por Eco pelas diferentes correntes da igreja católica. Enquanto Marcelu traz uma leitura do figurino do filme em peças que podem ser usados pelo homem de atitude e que não tem medo de ousar quando o assunto é moda – algo que ainda causa certo tabu, segundo o estilista.

São trajes longos de formas amplas – com destaque para o maxi casaco de tricô -, tudo em tecidos pesados e cores mais fechadas, entre o sombrio e o misterioso. Os tons de marrom, cinza, black jeans, verde musgo, berinjela e mostarda são os que dominam a coleção. Há, também, algumas peças metalizadas, sugerindo trajes medievais de cavaleiros em suas batalhas. Nos acessórios, muito couro e amarrações, marcando a silhueta de um novo homem.

“O filme trouxe a tônica da ousadia e visão de vanguarda que procuro passar em minhas coleções”, justifica o designer na escolha do tema. Ele também cita a coragem do personagem principal vivido por Sean Connery como uma das semelhanças entre a inspiração e o processo criativo da linha Marcelu Ferraz para o inverno 2010.

Marcelu ainda faz um paralelo despretensioso com Umberto Eco e ele. Segundo ele, o autor italiano sempre foi controverso ao abordar temas como religião e estética do pensamento e, em O Nome da Rosa, o período no qual se passa a história também aborda um contexto social de transição: o domínio da igreja, a queda do feudalismo e a formação do capitalismo e do pensamento moderno. “Acho que a moda masculina passa, igualmente, por um momento de transição importantíssimo, quebrando estigmas e ressaltando o novo homem, ainda mais antenado e sem medo do assunto”, finaliza.



Parcerias

Para completar os looks, Marcelu conta com patrocínio da Vicunha Têxtil nos principais trajes da coleção. Nos pés, a linha da marca italiana de footwear da Superga, que acaba de chegar ao Brasil, e ainda traz modelos diretamente da Itália para o desfile entre outros que serão customizados pelo estilista por meio da ombrè (técnica especial de tingimento).

Outra exclusividade no desfile é a parceria com a New Captain, marca que utiliza referências da alfaiataria na underwear masculina. Marcelu idealizou e a equipe de estilo da New Captain criou peças únicas, como as calças modelo saruel. Há, também, apoio dos óculos da marca Ventura e acessórios do designer Alex Palma.





FICHA TÉCNICA DESFILE

Cabelo e Maquiagem: Evandro Ângelo (EV)

Styling: Luciano Bortolotti

Trilha sonora: DJ Moraes

Patrocínio: Vicunha Têxtil

Apoio: Ótica Ventura, Alex Palma, Radarx.com.br, Superga, Curso de Design de Moda Universidade Estácio de Sá, New Captain Underwear, Duo Press Assessoria de Comunicação, EV by Evandro Ângelo, Luciano Bortolotti, DJ Moraes, Cida Modelista, Atelier de Costura Piedade e Raí, Pedro Monteiro, Cherry Models e Zero Eleven Management.



Pontos de Venda:

São Paulo:

- Atelier Marcelu Ferraz (11) 7605 1801

- Loja Pop-up Casa de Criadores – Al. Lorena, 1682 - Jardins



Rio de Janeiro:

- Studio Roma Santa - (21) 9964 8111



Londres:

- Q by Santos e M’Owen - 10 earlham street - London West End



SERVIÇO

Marcelu Ferraz na 26ª Casa de Criadores – Inverno 2010

Shopping Frei Caneca – 26/11, a partir das 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário